segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

VALORES ONLINE



(Sérgio Lisboa)
A internet é um instrumento ou ferramenta como qualquer outra, tanto quanto um bisturi, que salva vidas, também pode ser usado como arma nas mãos do Jack Estripador, ou uma foice que prepara o terreno para produzir alimentos também se transforma em uma arma mortal nas mãos de sem-terras.
A rede de computadores tem sido muito valiosa para a informação instantânea, novas amizades, novos negócios, estudos, lazer, etc., como também para uma série de atividades não tão positivas. Assim como é possível, sem sair de casa, visitar Museus pelo mundo (que programão!), comprar meias de lã baratas e encalhadas numa loja de varejos da Jamaica, descobrir um filho que você não sabia que tinha no Vietnã (fruto daquela única transa com a enfermeira americana nas férias no Rio nos anos sessenta); você também pode ter acesso a pornografia infantil, adquirir diplomas em qualquer área com fotos da formatura e com parentes chorando incluídos no pacote (o Photosharp é gratuito), comprar uma ogiva nuclear de quarenta megatons (suficiente, pelo menos, para todos no teu bairro passarem a te respeitar), além do mapa onde está escondido o Bin Laden, pela metade do preço da recompensa por ele.

A educação dos nossos filhos, como todos os segmentos de nossas vidas, foi alterada fortemente pelo advento da Web, tendo que levar em conta a rapidez das pesquisas, bem como o ritmo frenético das informações recebidas por eles, afetando diretamente a forma de comunicação e ensinamento transmitidos, tanto pelos pais quanto pelos professores.
Uma coisa que felizmente parece não mudar são os valores que podemos repassar aos nossos filhos (fora os créditos no celular, banco e cartão) como honestidade, amor, justiça, dedicação, generosidade (na manha!), etc. Talvez os maiores obstáculos que podemos encontrar para que esses valores fluam normalmente, ou melhor, que pelo menos sobrevivam (sem falar no Funk), são os jogos online que a Internet nos apresenta. Além de jogos em que você tem que matar o maior número de coleguinhas de classe no menor tempo, tem os de trânsito em que se atropela todo mundo, mas mulheres grávidas e deficientes valem mais pontos.

Um desses jogos que coloca em xeque toda a dedicação familiar, escolar, social, etc. se chama “ The Pimps”. A propaganda anuncia como um game online diferente de tudo que você já viu! Neste jogo você é um cafetão super barra-pesada e seu objetivo é gerenciar as suas prostitutas, eliminar os outros cafetões e aliciar as prostitutas deles. Eventualmente você também pode ganhar muito dinheiro sendo assassino de aluguel ou traficante de drogas, mas sem nunca deixar de tomar conta das suas "meninas". Você não joga contra o computador, você joga contra outros cafetões tão barra-pesada quanto você. Clique e entre para o mundo do crime e da prostituição!
Você pode e deve falar de valores para o seu filho, apenas terá que, eventualmente, esperar ele terminar joguinhos como este, pois pode acontecer bem na hora da conversa de só faltar um cafetão concorrente morrer, para ele conquistar a cidade inteira.

Nenhum comentário: