sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

BAIRRISMO



Se tem uma coisa muito difícil de se fugir é do bairrismo.



Quando se mora no interior, onde as casas são em sítios e não existem bairros, só localidades, então se é, ao invés de bairrista, localista. Se mora em vila é vilista. Se o local da morada é uma comunidade, o cara é comunista (é melhor do que comunidadista).


Inclusive esse termo “minha comunidade”, muito usado por líderes comunitários, é uma reengenharia verbal do comunismo.


O mais comum de se ouvir a respeito do bairrismo, é que ele não é saudável, que é pensamento de gente atrasada e que o moderno é ser cosmopolita.



Todos os maiores gurus do universo, sempre pregaram que devemos nos conhecer primeiro, para depois, saindo de nosso interior, percorrer o mundo, valorizando e agradecendo, sempre, o lugar onde estamos, o nosso corpo, a nossa mente, a nossa alma, a nossa casa, o lugar onde repousamos e até a nossa própria cama.


Indo nessa linha, chego à conclusão que devemos ser bairristas, corporativistas, mentalistas, almistas, casistas, quartistas e camistas.



A não ser que eu tenha um vizinho muito insuportável, e que o seu prestígio me traga inconvenientes, eu prefiro mil vezes que o cara mais famoso do mundo, o campeão mundial, o ator consagrado, o mais querido, o mais importante, more ao lado da minha casa e vou torcer para ele, sempre, se o mesmo estiver próximo de uma nova conquista. Isso valoriza a minha rua, o meu bairro, a minha cidade. Se a presença dele não valorizar tanto quanto eu penso, já serve, pelo menos, como ponto de referência, para as visitas acharem mais facilmente a minha rua.


Mesmo que minha cidade tenha só dois times de futebol e que sejam eternos rivais, só não vou torcer para o time adversário quando ele jogar contra o meu time, nas outras partidas dele, eu quero mais que ganhe, e traga a alegria dele para perto de mim.


Muita gente que está lendo essa crônica deve estar dizendo para si mesmo: “acho besteira ser bairrista”.



Vou propor, então, um teste definitivo para saber se o leitor é ou não bairrista. Responda com sinceridade: se na partida final do campeonato interplanetário, valendo o título do universo, estiverem jogando a seleção da Terra contra a seleção de Marte, você torce para a Terra ou para Marte?


Bairrista!


Sérgio Lisboa.





Nenhum comentário: